Background

Parque da Juventude



Revolta é a nova palavra que define a ETEC PJ nesses últimos dias que se passaram.
Alunos de todos os anos não estão mais satisfeitos com nosso querido colégio, ou não tão querido assim...
Por que? O que houve de tão importante pra garantir a revolta da escola inteira?
Bom, o maior problema, antes de qualquer coisa, é o ensino. Acontece que, desde que o Centro Paula Souza (central de comando das ETEC's) acabou com sua parceria com a Secretaria de Educação e iniciou uma nova com a Secretaria de desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia seu método de ensino vem passando por mudanças. Quer dizer, antigamente, o Ensino do Médio era realmente o ponto forte da ETEC, quase sem diferença entre as escolas particulares.Mas, a partir de então, todo o ensino vem sendo voltado para o técnico, sendo que as matérias "normais", como Geografia, Matemática e outras, estão sendo deixadas para trás. Fazendo com que percamos matéria para as provas de vestibulares.
Isto é realmente um problema grave, pois assim, será que conseguiremos entrar em uma boa faculdade e termos um futuro decente?
Não é por culpa da nossa escola, e sim do Estado, do Centro Paula Souza.
Outra questão que nos atinge é o fato de que não estamos mais sendo ouvidos como eramos antes.
Desde o começo do ano, antes mesmos de entrarmos na escola, foi nos pregado a questão da liberdade. Sempre nos asseguraram que esta seria nossa maior "vantagem" no PJ, pois não é em todas as escolas que podemos sair e entrar a hora que quisermos, podemos montar projetos, usar os computadores para trabalhos, termos um espaço para passar o tempo livre como quisermos, podendo até dormir, e tudo mais.
Porém nada é como antes... Quer dizer, não sei EXATAMENTE como as coisas eram, afinal, não estava no PJ ainda. Mas pelos depoimentos dos veteranos, da pra perceber que a escola não é mais a mesma.
Não somos mais ouvidos, não nos dão mais atenção, não nos respeitam, estão colocando regras, envolvendo nossos pais, estão tirando nossa liberdade... Nossa liberdade de poder usar as salas de informática para trabalho, usar o aquário para descansarmos, fechando a Estação do Conhecimento em determinados horários, a Copa agora só se encontra aberta em horários específicos, nossos projetos não possuem mais apoio (Exemplo do Sarau), estamos sendo obrigados a participar de atividades das quais não nos sentimos bem ao realizar (Cinema Brasileiro), estão nos polpando de informações importantes, envolvendo até dinheiro (Teatro), não estão interessados com o nosso bem estar na escola (reuniões), entre outras coisas que não é de total ética citar.
Me diz, isto esta certo? Esta é "a melhor escola do mundo", como foi me apresentada pelos ex alunos quando entrei no PJ? Cadê o diferencial? Cadê a atenção, a importância para com os alunos e a liberdade? Cadê o PJ?
Enfim, isto é o que estão dizendo muitos alunos. Estes estão indignados e vão lutar para ter o PJ de novo...
Só espero que nossos coordenadores e diretoria nos entendam e tentem melhorar. Assim como nós, os alunos, que estamos nos comprometendo para melhora de comportamento diante dos bens materiais da escola.
Não queremos brigas, só queremos o PJ de novo, só queremos nos sentir parte dele, nos sentir bem lá... e não apenas pensar que está é só mais uma de nossas obrigações, só mais uma etapa de nossas vidas que queremos que acabe. Nós queremos a MELHOR ESCOLA DO MUNDO de volta :/


 

Leave a Reply