Invictus - Nelson Mandela
Filme apresentado para a classe pela matéria de Gestão Empresarial com o objetivo de fazer com que os alunos destacassem as estratégias utilizadas por Mandela e companhia para com determinados grupos de pessoas.
Invictus retrata a história de Nelson Mandela após assumir o cargo de presidente da Africa do Sul, que havia acabado de passar pelo movimento nomeado de Apartheid. Tal movimento envolvia a negação de direitos sociais, políticos e econômicos aos negros, fazendo com que estes fossem perseguidos e presos, sendo que em alguns casos existiam pessoas que eram mortas.
Por conta disto, Mandela, ao assumir o cargo de presidente, tinha como principal conceito de sua direção a união entre brancos e negros. Para tal ato ser possível, este utilizara de estratégias especificas para "conquistar o povo" e fazer com que a igualdade prevaleça entre as raças.
Enquanto estava preso, Mandela decidiu "conhecer" os brancos. Para isto utilizava de livros, estudos e aprendizado comuns para aquela raça, desencadeando sua principal estratégia: o jogo de rubgy, paixão maior da nação branca.
Com estratégia formulada, Nelson investe no time que, até então, era considerado o pior em questão de vitórias. Em anos, estas quase não existiam.
Após conquistar sua equipe de colaboradores, fazer com que seus seguranças, negros e brancos, trabalhassem juntos e conseguir executar a confiança dos negros para com o time de rugby, que até então era odiado, Nelson convoca o líder dos Springboks para uma conversa, e desde então começa a conhecer o time e estar mais presente quanto aos jogos, e etc.
Com a conversa, o capitão François Pienaar investe no time, que, no final, acaba conquistando a vitória na Copa das Confederações realizada na Árica do Sul.
Esta vitória desencadeia um longo momento de felicidade, de paixão, de união e de conquista para com a população do país. Juntos, brancos e negros se abraçam e esquecem das diferenças que antes existiam. Juntos, em um momento alegre, estes se tornam apenas um, apenas uma nação, uma população, provando que as estratégias de Mandela deram certo mais uma vez.