Background

A Tendência - Strike



Aprendendo sobre crônicas nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, nossa professora decidiu transformar a matéria em algo mais dinâmico.
Utilizando-se do conteúdo sobre crônicas, grupos de 5 alunos deveriam escolher uma música brasileira que mostra-se tais características.
A música utilizada pelo meu grupo foi "A Tendência" da banda Strike.
Para aqueles que nunca ouviram, ressalto que a música faz criticas diretas a mídia e a sociedade, relatando também fatos do cotidiano realizados pelos artistas de hoje em dia.
Trechos que podem ser destacados são:
"Se já não sei quem eu sou e vivo sempre a esperar a tendência. Mudei o look e aumentou minha audiência sem eu precisar de essência";
"Vazio por dentro mas por fora perfeitin";
"Se falta conteúdo vai sobrar mulher".
Por apenas estes trechos, já fica claro quais são as criticas expostas. É colocado o fato de que as pessoas realmente só ligam pra aparência, sem se importar com o caráter e conteúdo do artista em questão, sendo que esta imagem de "aparência perfeita" está sempre a mudar com a "tendencia", ou seja, com as imposições da mídia em cima da sociedade.
Pelo fato de relatar o cotidiano dos cantores, este é mais um exemplo claro. Todos devem estar de acordo com a imagem "do momento". Para garantir o sucesso, é preciso se adequar as formas impostas pela mídia. Já não importa mais o quanto sua música é boa, o quanto ela pode significar, e sim, se a sua aparência é encaixada no modelo de "perfeita".
Uma crônica é caracterizada por relatar fatos do cotidiano, podendo possuir caráter humorístico, crítico, satírico e/ou irônico, usando da oralidade na escrita e do coloquialismo na fala das personagens e possuindo linguagem simples. Por isso achamos que tal música se encaixaria perfeitamente na questão de crônica.
Vejam o clipe da música:


Então, concordam com as criticas feitas?

Leave a Reply