Background

Tecnologia do Futuro 2



Continuação do vídeo postado "Tecnologia do Futuro"


Análise do vídeo:

 Excesso de informações: pelo jeito, vamos continuar a lidar com informação aos montes. Ao que parece, esse será realmente o padrão para os próximos anos. As novas gerações já nascem nessa realidade. então acredito que não haverão grandes problemas de adaptação. Quem sofre é a Geração X, que está justamente no “joelho” de toda essa mudança. É fácil perceber o fluxo contínuo de informações já no início do vídeo, quando a personagem acorda pela manhã e já é bombardeada com um “bando” de dados :)

O iPad é apenas o início: certamente vamos rir e até achar feio o atual iPad. O que diremos então dos outros tablets? No vídeo fica evidente que o que estamos vivendo hoje com relação a implantação de tablets em salas de aula também se tornará padrão. O quadro negro enfim, deverá evoluir junto com tudo isso. Já imaginou o professor passando um exercício no quadro e aplicando um prova diretamente no seu tablet? Acho que os testes surpresa serão mais frequentes :)

Mesas interativas: A Microsoft certamente está muito além nessa área. O Microsoft Surface, apresentado em 2008, já dava conta de grande parte do que é mostrado nesse vídeo conceitual. Mais uma vez, quase tudo que está aí já existe. É tudo questão de patentes e custo :)

Realidade aumentada: O que conhecemos hoje do R.A. é certamente o seu estado embrionário. Poucos conseguiram mostrar coisas realmente úteis fazendo uso da tecnologia. A National Geographic, no entanto, foi bem feliz divulgando seu conteúdo. Mas, a cena onde as crianças estão em aula num parque e conseguem visualizar dinossauros através de realidade aumentada é épica e faz com que Jurassic Park torne-se um filme jurassico. Pra que tentar recriar dinossauros de verdade através do DNA? A Realidade aumentada tá aí pra tudo isso e um pouco mais.

Redes sociais: Tá aí mais uma coisa que deverá seguir firme. Com todo esse conceito de telas onipresentes, parece que tudo fará parte de uma grande rede social. Tudo será compartilhado. E o Facebook deverá ser lembrado como a rede social azul, onde você era um mero “curtidor” de posts que você nem sabia o motivo real de curtir.

E vocês? O que acharam do vídeo?

Leave a Reply