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A História da Administração - Teorias


Em homenagem a semana de administração que tivemos, o post de hoje nos trará um pouco mais sobre o que é a administração e como ela funcionava em outros tempos e atualmente. Pra não ficar uma coisa muito chata e cansativa, decidi fazer um breve resumo de cada teoria para vocês entenderem um pouco melhor:

1.1 TEORIA CIENTIFICA

Taylorismo - Vadiagem sistêmica – operários trabalhavam apenas um terço do que suportavam por conta do pagamento por tarefa, ou seja, independente da quantidade de produção, ganhavam a mesma coisa.

Com maneiras diferentes de realizar a mesma tarefa, estes operários trabalhavam sem a padronização, fazendo com que Taylor, na esperança de aumentar a produção com eficácia começando pelo chão de fábrica, realizasse a divisão de tarefas, onde cada operário tinha seu papel, e, com pesquisa, a administração decidiu um padrão controle de produção para a forma mais rápida, sendo que cada trabalho cooperava com o outro, atuando pelo conhecimento específico. Com isso, obtiveram baixo custo de produção e “maiores” salários.

Características – harmonia; cooperação; máxima produção; desenvolvimento individual; ciência prática.

Princípios – Desenvolver conhecimento específico, vigiar cada trabalhador, sendo que este só exerce uma tarefa.

Fordismo –

Teoria criada por Henry Ford que tinha como princípio a máxima produção em certo período de forma intensa e econômica. O trabalhador produzia muito com menos recursos e ganhava altos salários (1 carro a cada 84 minutos).

Críticas –

* Mecanização – O operário se tornava uma máquina de produção (vicio nas tarefas);

* Esgotamento Físico – Por conta do aumento do pagamento por tarefa.

1.2 TEORIA CLÁSSICA

Criada por Fayol, esta teoria era feita de cima para baixo e se preocupava com o aumento da eficiência da empresa dando ênfase a estrutura e a organização, dividindo-a em departamentos:

1 – Técnico: produção de bens e serviços da empresa;

2 – Comercial: compra, venda e permutação (troca);

3 – Financeiro: procura e gerência de capitais;

4 – Segurança: proteção e preservação de bens e pessoas;

5 – Contábeis: inventários, registros, balanços, custos e estatísticas;

6 – Administrativos:

* Prever – visualizar o futuro e traçar programa de ação

* Organizar – material e social

* Comando – dirigir e orientar

* Coordenar – facilitar o trabalho e sucesso

* Controlar – verificar o trabalho

1.3 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Feita por Helton Mayo para “humanizar” as empresas com o desenvolvimento das ciências humanas através de soluções rápidas para os problemas e defesa do trabalho grupal com compreensão e comunicação, sendo uma sociedade adaptável ao meio.

Esta teoria obteve resultados de produção intensificados por conta da motivação, liderança, comunicação, organização informal e dinâmica de grupo. Através dela pode ser perceptível que as pessoas davam mais importância ao grupo social do que ao salário.

1.4 TEORIA NEOCLÁSSICA

Princípios básicos –

* Divisão do trabalho por especialização;

* Organização pelo foco em comum;

* Hierarquia;

* Autoridade para cobrança de serviços;

* Responsabilidade na execução de funções;

* Delegação com entrega definitiva de responsabilidades.

1.5 BUROCRACIA

Criada por Max Weber como uma rede formal de relacionamento com regras, hierarquia e eliminação do julgamento subjetivo (como cada um quer), causando falta de relações, excesso de papéis e resistência a mudanças.

1.6 TEORIA COMPORTAMENTAL

Defendia a idéia de motivação comportamental, sendo uma nova concepção administrativa onde tudo entrava de acordo com a sua vida pessoal do trabalhador, como família, saúde, relacionamento e sentimentos de amor, raiva, auto estima, etc.

Esta fora fundada por Symon, autor do livro sobre como as pessoas se motivam para trabalhar e estudar (salário, reconhecimento, oportunidade, realização). Maslow também atuou nesta forma de administração pela criação da pirâmide das necessidades básicas do ser humano:

Pirâmide de Maslow – 

Primárias: - Fisiológicas: necessidade do ser humano;

                   - Segurança: se sentir seguro no trabalho.

Secundárias: - Sociais: necessidade de integração em um grupo social;

                        - Estima: reconhecimento, importância, auto-estima;

                        - Realização: se sentir realizado.


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