Background
Bom, a maioria deve sabeer que o novo iPhone 5 já foi lançado e chegará ao Brasil em breve. Diferentemente da linha de evolução dos produtos, o iPhone 5s apresenta muitas inovações. Eu, particularmente amooo a Apple, mas acho que todos devemos admitir que a marca se superou com o novo celular.
Ele é mais fino, tem reconhecimento por digital, além do novo sistema que foi lançado, é claro. Achei o máximo. E também tem a versão mais barata, o iPhone 5C, mas esse já é outra história.
Quem se interessou, procure-se manter informado sobre este incrível telefone.
Por hoje é isso, bjs

Como proposta de mais um trabalho de química, nossa professora decidiu nos dar um desafio: Criar um instrumento musical.
Mas não um simples instrumento. Não podia ser um chocalho, ou tambor, ou coisas que pareçam que foi uma criança que fez. Nosso desafio era criar algo bom, com um som perfeito, afinação certa e algo difícil de ser feito. Parece impossível né? Adolescentes de 15/16 anos, sem habilidade nenhuma em marcenaria ou engenharia, com pouco conhecimento de musica e quase sem tempo nenhum, criar um instrumento de verdade? Não faz nem sentido, mas valia nota, então todos tentarão.
Apareceram banjos, violões, baixos, guitarras, tambores, baterias, e os mais diversificados instrumentos que se possa imaginar. A maioria com um ótimo som e ótima visão física. Todos nós tentamos realizar algo bem feito e que nos garantisse um maravilhoso MB.
Minha ideia, foi fazer uma kalimba (imagem a cima) de caixa de madeira. Confesso que não foi nada fácil. Cada material, cada detalhe, cada peça, tudo foi difícil de achar e arrumar de um jeito que ficasse perfeito. Mas no final, acho que deu tudo certo.
As notas serão passadas na próxima aula. Será que minha sala conseguiu impressionar a professora? É o que vamos descobrir...

Em homenagem a semana de administração que tivemos, o post de hoje nos trará um pouco mais sobre o que é a administração e como ela funcionava em outros tempos e atualmente. Pra não ficar uma coisa muito chata e cansativa, decidi fazer um breve resumo de cada teoria para vocês entenderem um pouco melhor:

1.1 TEORIA CIENTIFICA

Taylorismo - Vadiagem sistêmica – operários trabalhavam apenas um terço do que suportavam por conta do pagamento por tarefa, ou seja, independente da quantidade de produção, ganhavam a mesma coisa.

Com maneiras diferentes de realizar a mesma tarefa, estes operários trabalhavam sem a padronização, fazendo com que Taylor, na esperança de aumentar a produção com eficácia começando pelo chão de fábrica, realizasse a divisão de tarefas, onde cada operário tinha seu papel, e, com pesquisa, a administração decidiu um padrão controle de produção para a forma mais rápida, sendo que cada trabalho cooperava com o outro, atuando pelo conhecimento específico. Com isso, obtiveram baixo custo de produção e “maiores” salários.

Características – harmonia; cooperação; máxima produção; desenvolvimento individual; ciência prática.

Princípios – Desenvolver conhecimento específico, vigiar cada trabalhador, sendo que este só exerce uma tarefa.

Fordismo –

Teoria criada por Henry Ford que tinha como princípio a máxima produção em certo período de forma intensa e econômica. O trabalhador produzia muito com menos recursos e ganhava altos salários (1 carro a cada 84 minutos).

Críticas –

* Mecanização – O operário se tornava uma máquina de produção (vicio nas tarefas);

* Esgotamento Físico – Por conta do aumento do pagamento por tarefa.

1.2 TEORIA CLÁSSICA

Criada por Fayol, esta teoria era feita de cima para baixo e se preocupava com o aumento da eficiência da empresa dando ênfase a estrutura e a organização, dividindo-a em departamentos:

1 – Técnico: produção de bens e serviços da empresa;

2 – Comercial: compra, venda e permutação (troca);

3 – Financeiro: procura e gerência de capitais;

4 – Segurança: proteção e preservação de bens e pessoas;

5 – Contábeis: inventários, registros, balanços, custos e estatísticas;

6 – Administrativos:

* Prever – visualizar o futuro e traçar programa de ação

* Organizar – material e social

* Comando – dirigir e orientar

* Coordenar – facilitar o trabalho e sucesso

* Controlar – verificar o trabalho

1.3 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Feita por Helton Mayo para “humanizar” as empresas com o desenvolvimento das ciências humanas através de soluções rápidas para os problemas e defesa do trabalho grupal com compreensão e comunicação, sendo uma sociedade adaptável ao meio.

Esta teoria obteve resultados de produção intensificados por conta da motivação, liderança, comunicação, organização informal e dinâmica de grupo. Através dela pode ser perceptível que as pessoas davam mais importância ao grupo social do que ao salário.

1.4 TEORIA NEOCLÁSSICA

Princípios básicos –

* Divisão do trabalho por especialização;

* Organização pelo foco em comum;

* Hierarquia;

* Autoridade para cobrança de serviços;

* Responsabilidade na execução de funções;

* Delegação com entrega definitiva de responsabilidades.

1.5 BUROCRACIA

Criada por Max Weber como uma rede formal de relacionamento com regras, hierarquia e eliminação do julgamento subjetivo (como cada um quer), causando falta de relações, excesso de papéis e resistência a mudanças.

1.6 TEORIA COMPORTAMENTAL

Defendia a idéia de motivação comportamental, sendo uma nova concepção administrativa onde tudo entrava de acordo com a sua vida pessoal do trabalhador, como família, saúde, relacionamento e sentimentos de amor, raiva, auto estima, etc.

Esta fora fundada por Symon, autor do livro sobre como as pessoas se motivam para trabalhar e estudar (salário, reconhecimento, oportunidade, realização). Maslow também atuou nesta forma de administração pela criação da pirâmide das necessidades básicas do ser humano:

Pirâmide de Maslow – 

Primárias: - Fisiológicas: necessidade do ser humano;

                   - Segurança: se sentir seguro no trabalho.

Secundárias: - Sociais: necessidade de integração em um grupo social;

                        - Estima: reconhecimento, importância, auto-estima;

                        - Realização: se sentir realizado.